Dicas para XR 250

Honda XR 250 Tornado


xr-tornado-250Desde o seu lançamento em 2001 as Tornado vem ganhando cada vez mais espaço no cenário Off-road nacional, ai vão algumas informações e dicas para você tirar o máximo proveito da sua.
O motociclista que pratica o off-road desenvolve técnicas de pilotagem mais apuradas, pois são necessários maior controle e equilíbrio da motocicleta. O piloto precisa ter confiança em sua moto, acreditar na sua potência, na capacidade de superar as dificuldades da trilha. Para isso, a XR 250 Tornado recebeu motor de concepção esportiva, de 250cc, DOHC de quatro válvulas e duplo comando no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos. O propulsor tem funcionamento macio, com baixo nível de vibrações, e transmite sensação de força, leveza e agilidade no off-road. A boa performance é garantida ainda pelo câmbio de seis marchas, proporcionando melhor aproveitamento da potência. Além disso, o modelo traz bateria selada (isenta de manutenção) e inovadora balança em alumínio.
Como a prática do off-road exige também resistência e versatilidade da moto. A principal preocupação foi criar um modelo durável, confiável e de manutenção simples. Assim, a Honda equipou a  XR 250 Tornado com inovadores defletores para proteger o tanque que além de protegê-lo, garantem o desvio de ar para o pequeno radiador de óleo e ainda contribuem para o visual, além de tampas laterais bipartidas, ambas de plástico. O maior destaque fica por conta do banco esguio e da carenagem bem integrada ao pára-lama dianteiro. O chassi tem maior rigidez torcional, do tipo berço semiduplo. A posição de pilotagem é típica off-road esportiva e confortável, com o guidão melhor posicionado e o assento encaixado de maneira natural sobre o tanque.
O sistema de suspensão foi projetado para superar com facilidade todas as adversidades do terreno oferecendo maior equilíbrio e melhor absorção de impactos. Na traseira, a suspensão Pro-link, com inédita balança em alumínio, além de grande estabilidade permite manter o pneu sempre em contato com o solo. Neste modelo é possível ainda a regulagem de altura em duas posições: 840 mm e 880 mm. Denominado DHS (Double High Sus), esse sistema permite ao usuário escolher a altura ideal do assento, adequada à sua estatura ou ao tipo de uso. Na dianteira, os cilindros de 41 mm de diâmetro e curso de 245 mm oferecem maior estabilidade, resistência à torção e grande capacidade de absorção de impactos.
Outro destaque é o inédito painel de instrumentos digital, com hodômetro total e parcial, luzes indicadoras (neutro, farol alto, descanso lateral e piscas) e interruptores de fácil acesso. A lanterna traseira possui refletores multifocais.

Como Preparar:

Comece tirando os picas, retrovisores e as pedaleiras do garupa. O Farol, a lanterna traseira e o painel digital são bem protegidos e podem ser deixados. Substitua os pneus e a relação, a de 13/49 é muito boa, coloque protetores de mão e um acelerado rápido e a sua Tornado já está preparada para aquela trilha de fim de semana.
Agora, se você quer deixar ela ainda melhor, vai ai uma lista do que pode ser mudado ou melhorado na moto:
  • Guidão: se você não quer ter dor de cabeça ou voltar para casa com a moto meio torta, substitua o guidão, o TAG X5 apesar de ser meio caro, não precisa de adaptação e é forte o bastante para agüentar fortes pancadas, além de favorecer a posição de pilotagem.
  • Protetor de Motor: protege a parte inferior do motor contra todo tipo de pancada.
  • Tanque de Plástico: garante maior autonomia, deixa a moto mais leve e evita desgaste do tanque original (lógico).
  • Filtro de Ar: substitua o original, de papel, por um de espuma, que facilita a limpeza e não se perde no caso de uma eventual molhada.
  • Freio a Disco Traseiro: já que a Tornado não conta com um de fabrica, é possível usar o da Falcon, a adaptação é fácil e não exige gambiarras na moto.
  • Ponteira: em conjunto com um acerto no carburador e no filtro de ar faz com que a moto ganhe potencia e torque.
  • Suspensão: A suspensão traseira deve ser regulada na posição mais alta com o “pré-load” da mola apertado ao máximo. A dianteira pode ser aumentada em 5 cm com o uso de um calço no batente da mola. Além disso, já existem Kits de suspensão, inclusive um da Race Tech,  que melhoram e muito seu desempenho, ai vai do bolso de cada um.
  • Motor: também existem Kits para transformar a moto em uma 280cc, ai vale o bom censo.
 

Translate



Parceiros Vip's

: